Maicon Soes Zuge assumiu a presidência do Safergs no dia 6 de fevereiro de 2018. Desde então, busca profissionalizar a gestão da entidade. Entre suas primeiras ações, informatizou o sistema de cadastro de todos os associados, criou o departamento de comunicação e reduziu custos na folha de pagamento do Sindicato.
Presidentes anteriores
Leonel Pandolfo, presidiu a diretoria provisória do SAFERGS, em 1985. Antes disso, integrava a diretoria da então Associação Gaúcha dos Árbitros (AGA), que antecedeu ao Sindicato. A gestão do presidente Pandolfo organizou e conduziu todo o processo das primeiras eleições do SAFERGS, realizadas em 1986.
José Mocellin presidiu o SAFERGS de 2000 a 2003. Na sua avaliação, duas atividades levadas na gestão contribuíram de maneira especial para o desenvolvimento da arbitragem do RS. “A primeira foi a pré-temporada que realizamos nas dependências da Ulbra, em Canoas, com todos os árbitros antes do início do campeonato de 2000. O trabalho foi realizado durante uma semana e ofereceu a todos os que seriam designados para apitar o Gauchão a oportunidade de uma preparação física com toda a estrutura – inclusive professores – que a Universidade Luterana nos cedeu. Também levamos autoridades em arbitragem com conhecimento da lei do jogo, na legislação esportiva e bambas da comunicação que proferiram palestras, orientações e esclarecimentos a todos os árbitros”, diz. “A conseqüência da pré-temporada foi que tivemos um campeonato gaúcho maravilhoso no que diz respeito a arbitragem”, releva Mocellin com orgulho. A segunda atividade que ele destaca foi a aquisição de cinco subsedes no interior do estado. “Apenas não conseguimos imóvel para a de Caxias do Sul. A partir daí tornou-se real a possibilidade de todos os associados do Sindicato se reunirem na sua própria casa todas as semanas, para confraternizar e discutir questões ligadas ao aprimoramento da arbitragem”, conclui José Mocellin.
José Pessi presidiu o SAFERGS de 2003 a 2006. Neste período, avalia que uma das iniciativas mais positivas da sua administração, foi a união da categoria. “Considero que uma das coisas mais importantes levadas a efeito na gestão em que estive à frente do SAFERGS junto com os demais companheiros da minha diretoria, foi a aproximação do quadro de associados – os que pertenciam ao quadro da CBF, o grupo dos amadores… enfim, aqueles árbitros que estavam um pouco distantes do cotidiano do Sindicato. Conseguimos fazer com que eles se tornassem mais próximos e falassem todos a mesma linguagem. Entendo que foi exatamente a integração dos árbitros gaúchos o grande legado do tempo em que estive no comando do SAFERGS”, acredita Pessi.
Carlos Eugênio Simon: foi presidente do SAFERGS de 2006 a 2009. Sobre sua gestão, ele destaca o estimulo ao desenvolvimento de várias áreas do Sindicato. Cita como exemplo, na comunicação, a criação e consolidação do jornal Marca da Cal e a página do SAFERGS na internet.. Carlos Simon nasceu no município de Braga (RS) em 3 de setembro de 1965. Formou-se jornalista pela PUC-RS em 1991, e é Pós-Graduado em Ciência do Esporte com especialização em futebol.. Nos 27 anos em que se dedicou à arbitragem de futebol integrou o quadro FIFA, apitou inúmeros jogos, inclusive finais, de competições regionais, nacionais e internacionais e trabalhou nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010.
Ciro Benck Camargo: presidiu o Sindicato de 2010 a 2013. Entre os princípios que pautaram sua gestão, Ciro destaca a melhoria e o ajuste dos serviços prestados ao associado, a ampliação do mercado de trabalho através da celebração de parcerias com prefeituras e agremiações esportivas do interior do estado, a reforma e modernização das instalações da sede do Sindicato e redução dos custos de sustentação da entidade. Ciro formou-se pela Federação Gaúcha de Futebol em 5 de setembro de 1980 e encerrou a carreira em 26 de janeiro de 1999, no jogo entre o Internacional e o Grasshopper, equipe da Suíça. Durante o período em que esteve em atividade, atuou em inúmeros jogos no circuito local, nacional e internacional.
Carlos Castro: esteve na presidência do Safergs entre 2014 e 2017. Usou o tripé “trabalho, seriedade e responsabilidade” como lema de sua gestão. Foi árbitro e é capitão aposentado do Exército Brasileiro.
©2022. SAFERGS. Todos direitos reservados.