As assistentes gaúchas Luiza Reis e Maíra Mastella participaram entre os dias 14 e 19 de outubro, em Águas de Lindóia, São Paulo, do Curso RAP-FIFA para Árbitros de Elite, promovido pela CBF em conjunto com a Fifa. O curso teve como foco o aperfeiçoamento da arbitragem e a uniformização das decisões de campo.
Com atividades físicas, práticas e teóricas, além da realização do teste físico oficial, com índices internacionais, a ocasião agradou as participantes. Luiza Reis, que participou pela terceira vez da edição feminina, avaliou o encontro da seguinte maneira: “Foi de grande proveito, tanto teórico quanto prático. Principalmente pelas situações que vamos aplicar dentro do campo de jogo”, comentou.
“É um curso que, além de nos trazer conhecimento dentro da área do futebol, é uma oportunidade de crescimento e de ser vista. A gente aprende muito com as realidades diferentes que existem em cada federação”, disse Maíra Mastella, que também participou pela terceira vez. “A arbitragem tem quatro pilares, que são o social, mental, físico e técnico. O curso fala do social, de sua importância, mas são seis dias que você fica tendo aulas tanto físicas, no período da manhã, quanto aulas voltadas para os pilares mental e técnico com instrutores internacionais. É uma grande oportunidade. Além de ser todo custeado pela CBF e Fifa, só temos de nos organizar para ir. Estar nesse grupo de 35 selecionados me deixou muito feliz para este final de ano. Estava ansiosa para saber se estaria na lista e mais um ano estive, então estou bem contente”, completou.