O período de distanciamento social tem transformado a rotina das pessoas. E não tem sido diferente com os associados do Safergs. Com as limitações decorrentes da pandemia, nem todas as atividades estão sendo liberadas. Assim, é preciso ter criatividade para se preparar fisicamente.
Neste fim de semana, em Santana do Livramento, Wagner Echevarria e Dakimalo Gomes disputaram um torneio de pádel e foram campeões. O motivo? “Com o pádel, podemos manter distância e nos manter em movimento. Marcamos horários bem diferentes. Ontem (domingo) pela manhã acabou o torneio, com oito equipes, bem disputado. Torneio da quinta categoria. Jogamos com atletas brasileiros e uruguaios de Montevidéu que estão aí por não poderem voltar para a cidade deles. Fomos campeões”, conta Echevarria.
Ainda segundo ele, a modalidade traz movimentos que auxiliam na preparação para a arbitragem. “O pádel é muita situação de jogo. Avança, vai pra frente, vai pra trás, faz deslocamento lateral, dá sprint para estar em cima da jogada como na arbitragem e é um esporte que me agradou. Entrei por intermédio do Dakimalo. No primeiro campeonato, com 12 equipes, fomos vice. Ontem, ganhamos a final. É um jogo muito intenso, apesar de a quadra não ser tão grande, pede muito condicionamento físico”, explica.
A rotina de preparação para quando ocorrer a retomada do futebol, segundo ele, segue forte. Segunda, quarta e sexta, academia. Terça e quinta, corre e faz exercícios específicos. Sábado e domingo, usa para seguir evoluindo no pádel – modalidade nova para os associados do Safergs, mas que já vem rendendo bons frutos.