Serão conhecidos nesta quarta-feira os oito classificados para as quartas de final do Campeonato Gaúcho. Até o momento, seis equipes já garantiram vaga à próxima fase. Pelotas, Aimoré, Juventude e Brasil lutam pelos dois lugares restantes.
Matematicamente, o Pelotas é quem tem vantagem maior. Com 12 pontos, precisa vencer o Grêmio, na Boca do Lobo, para não depender de resultados paralelos. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances áureo-cerúleas de avançar são de 77%.
Ainda de acordo com este cálculo, o Aimoré tem 69% de chances de classificar. Também com 12 pontos, está atrás do Lobo nos critérios de desempate, mas também depende apenas de si para passar às quartas. Precisa, com isso, vencer o São Luiz dentro de casa.
O Juventude tem 11 pontos e 40% de chances. No Alfredo Jaconi, recebe o rebaixado Avenida. Derrotando o adversário, torce para que Pelotas ou Aimoré não vençam.
Após vencer o clássico Bra-Pel, o Brasil evitou o rebaixamento e ainda viu surgir a possibilidade de classificação. Segundo Garcia, o time de Gustavo Papa, que tem 10 pontos, possui 14% de chances. Apenas com uma vitória poderá sonhar com uma vaga nas quartas de final.
Rodada 11: quarta-feira (20), às 21h30
Inter x Novo Hamburgo (classificados)
São José x Caxias (classificados)
Pelotas x Grêmio (Pelotas com chances, Grêmio classificado)
Aimoré x São Luiz (Aimoré com chances, São Luiz classificado)
Juventude x Avenida (Juventude com chances, Avenida rebaixado)
Veranópolis x Brasil (VEC rebaixado, Brasil com chances)
Confira a arbitragem dos jogos


Foto: Victor Lannes