O Safergs repudia a postura de um integrante do programa “Dupla em Debate”, da Rádio Grenal, na edição da última quarta-feira (27). Na ocasião, o mesmo canta uma marchinha na qual usa expressões que colocam em dúvida a isenção dos árbitros gaúchos.
O Sindicato dos Árbitros não compactua com tal atitude. Reconhecida por sua honestidade e seu conhecimento das regras, a arbitragem gaúcha ganhou respeito ao longo das últimas décadas e inclusive chegou à Copa do Mundo.
Apesar de estar consciente da conduta ilibada dos árbitros do Rio Grande do Sul, o Safergs esclarece que a classe apresenta, semestralmente, certidão negativa do SPC e dos Fóruns Civil e Criminal para poder atuar. Rigorosos testes físicos e teóricos também são realizados a fim de habilitar árbitros e assistentes para as competições.
O Safergs espera que episódios do gênero não se repitam. A cada jogo, todos nossos árbitros e assistentes dedicam-se ao máximo para contribuir com a qualidade do espetáculo. Sem preferências clubísticas. Com todo o comprometimento que um jogo de futebol, que envolve milhares de pessoas, deve ter.
Maicon Soes Zuge,
Presidente do Safergs.