Entram em vigor a partir do dia 1º de junho algumas alterações sensíveis na regra. As mudanças estão relacionadas à marcação de mão na bola, local de substituição dos jogadores, cobranças de tiro de meta e bola ao chão. Elas foram estabelecidas pela International Football Association Board (IFAB) depois do 133º encontro anual da história, que ocorreu em Aberdeen, na Escócia. Veja quais foram as alterações:
Mão na bola
“Mais precisa e detalhada”. Assim a IFAB descreve a regra de mão na bola, a partir de agora. Segundo o que foi estabelecido, gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas depois de ganhar a posse da bola com a mão, mesmo que de forma acidental, não deverão mais ser permitidos.
Substituição
Para evitar o retardo das partidas, jogadores substituídos terão a obrigação de deixar o campo na linha mais próxima, seja lateral ou de fundo.
Tiro de meta para dentro da área
Uma pequena alteração com relação às cobranças de tiro de meta também foi feita: não haverá mais a obrigatoriedade para que a bola deixe a grande área na saída de bola em tiros de meta ou cobranças de falta dentro da área.
Bola ao chão
Quando a bola bater no corpo do árbitro, o mesmo deve dar bola ao chão.
Goleiro com um pé na linha em pênaltis
Os goleiros, que antes precisavam permanecer na linha para poder defender as penalidades, agora só serão obrigados a manter um de seus pés sobre a linha de gol.
Cartões para comissão técnica
Membros de comissões técnicas que tiverem má conduta deverão ser punidas com cartões amarelos ou vermelhos, assim como já funciona com atletas.
Assista abaixo ao vídeo do encontro (versão apenas em inglês)
Foto: divulgação
—