Declarações veiculadas na noite de domingo, dia 18, em programa de televisão da capital, levaram o presidente do SAFERGS, Maicon Zuge a se manifestar em defesa dos árbitros do Rio Grande do Sul.
No programa citado, um dos apresentadores do programa, afirmou que a partir de hoje o “Grêmio irá influenciar na escala de arbitragem” e que a FGF deve chegar nos árbitros gaúchos e dizer “pega leve contra o Grêmio”.
Outro participante do programa afirmou, de forma leviana que “o Grêmio de qualquer maneira não irá cair. Seja o método que for necessário a Federação não irá deixar”, sugerindo uma suposta interferência na arbitragem que venha a favorecer o time filhado da Federação Gaúcha de Futebol.
Conforme o presidente do Safergs, é necessária esta manifestação em defesa da arbitragem gaúcha “que neste momento está sendo atingida por comentários levianos veiculados durante o programa”.
Zuge entende o absoluto direito de informar da imprensa, – garantido constitucionalmente, porém, no presente caso, respeita a opinião de jornalistas experientes, entretanto, entende que houve excessos nas declarações que diretamente atingiu a classe dos árbitros do Rio Grande do Sul, categoria esta que o Safergs representa.
Por derradeiro, o presidente lamenta que as declarações acima relatadas, não contribuíram em nada para o crescimento do Futebol Gaúcho, na medida, que não promovem as boas relações entre os clubes, federação, imprensa e a classe dos árbitros.