Desde o dia 19 de novembro, cerca de 70 árbitros da elite do futebol brasileiro, incluindo assistentes e árbitros de vídeo, estão em uma concentração na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, e permanecerão por lá até o fim da temporada 2021. O encontro tem o objetivo de dar atenção total à reta final das competições.

Juntamente com a Comissão de Arbitragem da CBF, o grupo está tendo toda a estrutura da Granja Comary à disposição: hospedagem, alimentação, academias e os campos. Os trabalhos são divididos entre os práticos, com atividades realizadas nos gramados, e discussões teóricas e de conceitos técnicos.

A concentração está sendo realizada pela primeira vez e uma das dinâmicas mais importantes é a dos feedbacks individualizados. Os árbitros e assistentes saem da Granja Comary para trabalhar nas partidas e, no retorno, são recebidos com uma avaliação direta e pessoal da Comissão de Arbitragem sobre sua última atuação.

Estão participando da concentração os árbitros gaúchos Jorge Bernardi, Jean Pierre Lima, Leandro Vuaden, Anderson Daronco, Rafael da Silva Alves, Michael Stanislau, Daniel Nobre Bins, Eduardo Calza e também o fisioterapeuta Danilo Sperb.

Foto: Alex Ramos/CBF
Foto: Alex Ramos/CBF
Foto: Alex Ramos/CBF