SAFERGS

Pesquisa britânica mostra que treinamento de árbitro reduz vantagem do time da casa

Fifa 2010 (4)

Existe um entendimento do senso comum de que os times mandantes são favorecidos pelos árbitros em relação aos visitantes. A sensação é, até certo ponto, correta. Os donos da casa, normalmente, vencem mais suas partidas do que os adversários. Porém, pesquisadores de universidades britânicas conseguiram provar que o treinamento progressivo e o aumento do profissionalismo da arbitragem reduz a vantagem dos mandantes.

Leia o artigo neste link

Um artigo publicado na revista Soccer and Society, em dezembro de 2016, mostra que houve um declínio sistemático na vantagem dos clubes mandantes nas ligas profissionais da Inglaterra e da Escócia desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O treinamento específico da profissão é uma das justificativas apontadas pelos pesquisadores das universidades de Portsmouth e Wolverhampton. Além disso, o posicionamento mais neutro da torcida em relação ao campo aparece como outra causa de influência positiva à atuação da arbitragem.

Apesar da queda nos números, a vantagem dos mandantes ainda é maior. Entre os pontos destacados pelos autores, a fadiga das viagens, a pouca familiaridade com o ambiente e a presença da torcida local são razões para o melhor desempenho dos donos da casa em relação aos visitantes.

Foto: Fifa.com

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>