SAFERGS

Noite de gala no Dia das Mães

maes2

Uma das tradições mais arraigadas do SAFERGS é a homenagem anual às genitoras dos associados por ocasião do Dia das Mães. Trata-se de um acontecimento em que a alegria anda de mãos dadas com o amor, o carinho, o respeito e a admiração pelas mulheres que nos trouxeram ao mundo e em grande parte são responsáveis pelos adultos que nos tornamos.

Este ano o evento em homenagem as Mães ocorrerá no dia 12 de maio, uma sexta-feira, a partir das 20h30 no Grêmio Expedicionário Geraldo Santana (rua Luiz de Camões, 337, Porto Alegre), quando o Sindicato vai promover um Jantar Dançante. Os ingressos podem ser obtidos na secretaria da entidade, ao preço de R$ 40,00 para os sócios e R$ 60,00 para os não sócios. O traje é social.

O Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Venha e traga sua mãe, esposa e filhos para celebrar este momento mágico de confraternização e afeto junto com seus colegas de arbitragem. Desde já recebam as boas-vindas da diretoria do Sindicato..

O Dia das Mães no mundo e no Brasil

A data, no molde em que é comemorada atualmente, tem origem nos Estados Unidos. Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte da mãe, Anna, diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

Logo a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se para outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores. Por fim, no ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o Dia Nacional das Mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. A decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães.

No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SAFERGS

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>